O azeite de oliva tem sua origem no Mediterrâneo e Oriente Médio, trata-se de um alimento muito antigo. Por volta de 3000 a.C, a oliveira já seria cultivada e de acordo com a Bíblia, havia comércio de azeite entre os negociantes da cidade de Tiro, que, provavelmente, o exportavam para o Egito. Entre os séculos VII e III a.C. o óleo de oliva começou a ser investigado pelos filósofos, médicos e historiadores da época pelas suas propriedades benéficas ao ser humano.
É na década de 50, que fica comprovado, através de pesquisas e investigações, os efeitos benignos do azeite de oliva, principalmente na prevenção do câncer de fígado e outras doenças, como por exemplo as cardíacas.
O Azeite foi “redescoberto”, tendo-se convertido num dos pilares da cozinha moderna e saudável.
O azeite dá sabor, aroma e cor, integra os alimentos, personaliza, identifica um prato e é muito saudável.
As gorduras que contêm os poliinsaturados e os monoinsaturados são as mais saudáveis, e são encontradas principalmente em óleos vegetais. A ingestão desses óleos vegetais promove um aumento do HDL (bom colesterol) e a diminuição do LDL (mau colesterol). Por isso o azeite de oliva é tão benéfico à nossa saúde.
O azeite de oliva possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e autoproteger a pele. Por todas as suas propriedades, este azeite se revelou como uma estrela da cosmética.
Para maximizar os benefícios do azeite de oliva, selecione o extravirgem (acidez máx. de até 0,8%). Armazene em local escuro e frio, já que é suscetível à oxidação. Use-o como gordura principal em refogados, assados, saladas e também em receitas que pedem óleo vegetal, tais como pães frutados.
Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular.
Ingredientes:
· 3 tomates grandes, sem pele e sem semente, em cubos pequenos
· 2 dentes de alho picadinhos
· 1 punhado de manjericão
· 4 colheres de azeite de oliva
· 1 baguete italiana
· 200 gr de mussarela ralada
Aqueça o azeite levemente e coloque o alho. Assim que sentir o perfume acrescente os tomates, deixe em fogo médio por 3 minutos. Desligue a panela e misture o majericão, que pode ser em folhas rasgadas ou picadas. Salgue e apimente.
A cobertura da brusqueta está pronta. Coloque sobre os pães fatiados e pré torrados. Adicione o queijo e coloque em forno pré aquecido em 200° por alguns minutos, até derreter o queijo.
Bom apetite!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário